O PT inicia 2008 com o desafio de mobilizar sua militância em todo o país para os encontros estaduais que devem culminar com os Encontros Setoriais Nacionais. Os Estados devem agendar seus encontros e mobilizar a militância, de maneira a garantir o quorum necessário para eleger coletivo e delegados ao Encontro Nacional.
Os encontros estaduais devem acontever durante todo o mês de março. Além da eleição, os delegados devem, ainda, apresentar um texto ao Encontro Nacional, que será nos dias 17 e 18 de maio. Os delegados também elegerão o coordenador do Setorial Estadual e Nacional.
Os encontros definirão o nível de organização partidária da militância dos movimentos sociais para o próximo período. São estes militantes que contribuirão para a elaboração de políticas públicas no âmbito partidário para subsidiar programaticamente a ação institucional do PT.
Os setoriais também representam o PT nas relações com os movimentos sociais, as bancadas parlamentares e os governos integrados pelos quadros do partido. Os movimentos sociais, por sua vez, se beneficiam das políticas públicas e dos canais de participação popular, quando abertos pelos governos integrados por petistas e pela articulação dos setoriais petistas.
Novas regras
Além do quorum, que varia conforme o Estado, outro fator que influenciará a oficialização dos setoriais é a quantidade de Estados que realizará encontros. O partido atentou para condições que facilitassem a organização de setoriais por todo o país, sem tirar-lhes a legitimidade.
Entre as novidade, está a exigência de que o militante, além de filiado ao PT, faça também a opção por um setorial específico. Mesmo que atue em várias áreas da militância, o petista só poderá participar de um Encontro.
A adesão pode ser feita diretamente junto à atual coordenadoria ou secretaria setorial que o filiado deseja escolher como “Opção de Militância”.
Ação imediata
Os militantes devem procurar a Secretaria de Movimentos Populares do Estado para saber qual a data do seu encontro setorial. Caso não haja data definida, procure marcá-la e também saber se os militantes do setorial já registraram sua opção.
Confira os prazos para realização dos Encontros Setoriais Estaduais do PT
A regulamentação completa para os encontros está disponível no Portal do PT. Para conhecer as regras, clique aqui .
Setoriais organizados
Confira a lista de setoriais definidos pelo estatuto do PT e decisões do Diretório Nacional, que deverão realizar seus encontros:
Setorial Moradia
Setorial Pessoa com Deficiência
Setorial do Transporte
Setorial da Saúde
Setorial GLBT
Setorial de Assuntos Indígenas
Setorial de Economia Solidária
Setorial de Rádios Comunitárias
Setorial de Esporte e Lazer
Setorial de Educação
Setorial Segurança Alimentar
Setorial de Ciência e Tecnologia
Secretaria Setorial de Mulheres
Secretaria Setorial de Combate ao Racismo
Secretaria Setorial de Cultura
Secretaria Setorial de Meio ambiente
Secretaria Setorial Agrária
Secretaria Setorial de Direitos Humanos
Secretaria Setorial Sindical
De acordo com o 3º Congresso o Setorial de Juventude responde a regras especificas de concepção e organização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário